Nesta terça-feira (2), a Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) realizou uma reunião com a Secretaria de Estado da Administração (Sead) para discutir a estrutura do projeto das lavanderias comunitárias nas cidades de Teresina e Parnaíba. O encontro focou na conclusão do projeto arquitetônico e na definição do orçamento para essas estruturas.
"A reunião com a equipe técnica da Sead foi fundamental para finalizarmos os detalhes do espaço das duas lavanderias", explicou Zenaide Lustosa, acrescentando: "Estamos projetando ambientes que não só facilitam a higienização das roupas, mas também promovem um espaço de convivência comunitária, incluindo áreas como brinquedoteca e espaços de reunião e convivência."
Os projetos estão avançados, com os desenhos arquitetônicos e complementares já concluídos, conforme destacado pelo engenheiro civil da Sead, Alexandre Magnus. "Estamos realizando pequenos ajustes finais e planejamos integrar o projeto da lavanderia de Parnaíba em breve. A próxima etapa envolverá o processo de licitação, uma vez que ambos os projetos são de um único objeto, e esperamos iniciar as obras o mais rápido possível", afirmou.
Lilian Guimarães, diretora de Planejamento da Sempi, ressaltou que a reunião foi essencial para avançar com o projeto, especialmente no que se refere à lavanderia de Teresina, parte de um convênio com o Ministério da Mulher.
As lavanderias comunitárias não apenas oferecerão um serviço essencial de higienização, mas também abrirão novas oportunidades para as mulheres da região, ajudando a reduzir a sobrecarga doméstica e promovendo a autonomia financeira por meio da prestação de serviços e geração de renda.