Com conferência proferida pela socióloga e ativista de Direitos Humanos, Vilma Maria dos Santos Reis e pela subdefensora pública geral do estado do Piauí e titular do Núcleo de Defesa da Mulher, Verônica Acioly de Vasconcelos, foi oficialmente aberto, na noite da última quinta-feira (06), em Teresina, o II Fórum Nacional das Defensorias Públicas para a Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Fonadem). As duas conferencistas foram homenageadas com a placa Umbelina Lopes, defensora pública do estado de Minas Gerais que teve importante e reconhecido papel na defesa das mulheres vítimas de violência.
O evento, realizado no auditório Esperança Garcia, no edifício-sede da Defensoria em Teresina, contou com a presença de várias autoridades no âmbito jurídico e executivo, especialmente às ligadas ao enfrentamento à violência contra a mulher.
Idealizado e planejado pela Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege), o Fonadem conta com o apoio da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e da Associação Piauiense de Defensoras e Defensores Públicos (Apidep). Durante a noite várias lideranças femininas se manifestaram destacando a importância da luta em defesa dos direitos das mulheres.
A defensora pública Lia Medeiros do Carmo Ivo, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher da DPE-PI, destacou a importância do evento. “Meu sentimento é de imensa gratidão. Quando candidatei o Piauí para receber o Fonadem tinha um grande desafio e hoje estou em uma noite de muita emoção, quando duas mulheres tão importantes são homenageadas. Quero agradecer à nossa defensora pública geral, Carla Yáscar Belchior, e à Comissão da Mulher”, destacou.
A defensora pública Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, diretora de Assuntos Institucionais da Associação Piauiense de Defensoras e Defensores Públicos (Apidep), se manifestou sobre o Fórum. “A Apidep é parceira com muita honra dessa segunda edição do Fonadem, junto com o Núcleo da Mulher que em agosto completa 20 anos. Sabemos que importantes avanços já foram consolidados mas muitos ainda estão por vir e nascem de espaços como esse”, ressaltou.
A presidenta da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Rivana Ricarte, que participou virtualmente da solenidade, destacou a relevância da representatividade feminina. “É gratificante ver esse auditório com tantas mulheres que admiro da Defensoria, queria agradecer imensamente o trabalho da Lia Medeiros para promover esse evento, agradecer muito a acolhida da Carla Yáscar, falar da admiração que tenho vendo tanta mulher potente nesse auditório, lideradas por duas mulheres potentes”, destacou.
A defensora pública geral do estado do Piauí, Carla Yácar Belchior, fez um apanhado da noite. “ Esse foi um momento extremamente gratificante para todas nós, um momento de falas potentes, que reafirmaram o potencial feminino para esse enfrentamento que a Defensoria Pública faz, por meio dos seus Núcleos de Defesa das Mulheres, mas também de outros órgãos de atuação, a qualquer ameaça aos direitos de meninas e mulheres. É com muito orgulho que o Piauí sedia esse Fórum e temos a certeza que deles sairemos mais ricas, mais fortes e, certamente, mais firmes e dispostas a seguir nesse caminho de reafirmação da luta por direitos”, finalizou.