Os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação e do Programa Cidade Olímpica Educacional (COE) participaram da 27ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), considerada a maior olimpíada científica do Brasil. Ao todo, 32 escolas da Rede disputaram a competição, que ocorreu no dia 17 de maio.
A coordenadora do COE, professora Elinalva Barbosa, explica que, de fevereiro a maio deste ano, os discentes foram preparados para participar da OBA. “Todos os alunos do Cidade Olímpica foram convidados para participar dessa olimpíada, em especial as turmas de astronomia, robótica, física e ciências, que tiveram, ao longo das aulas, uma preparação especial”, esclarece.
A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). É dividida em quatro níveis, sendo os três primeiros para alunos do Ensino Fundamental e o quarto para os do Ensino Médio. A prova é composta por dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica. As medalhas são distribuídas de acordo com a pontuação obtida em cada nível.
“A OBA tem como objetivo principal fomentar o interesse dos alunos pela astronomia, astronáutica e demais ciências. 150 alunos do COE, das turmas de ciências, física, robótica e astronomia participaram diretamente da olimpíada. Além disso, a coordenadora de astronomia e robótica do Cidade Olímpica, professora Francisca Regina Ibiapina, deu palestras com os principais temas que são abordados na OBA”, conclui a coordenadora do COE.