As reeducandas da Penitenciária Adalberto de Moura Santos, em Picos, concluíram, nessa sexta-feira (6), o Curso de Produção de Doces Gourmet. A atividade faz parte da 2ª edição do Projeto Empreender para Libertar que oferta capacitação no sistema prisional. Na próxima etapa, as internas irão aprender a fazer salgados.
Para a gerente da Penitenciária Feminina de Picos, Karinne Barros, os cursos representam a bandeira da atual gestão da Secretaria da Justiça (Sejus), que é a ressocialização.
“Todas as internas estão sendo contempladas com pequenos cursos profissionalizantes. É uma forma, por meio do trabalho, de tentar mudar a vida delas. Quando a gente ressocializa e dá oportunidade para que elas tenham uma forma de trabalhar lá fora e mudar suas vidas todos temos a ganhar”, ressaltou a gestora.
Segundo a gerente de Cursos Profissionalizantes, Trabalho e Renda da Sejus, Joanna Vilanova, os cursos irão possibilitar novas profissões para as internas. Na 1ª edição, os cursos foram realizados na Penitenciária Feminina de Teresina, voltados para a área de beleza e estética.
“O projeto é uma ação socioeducativa que serve para que as reeducandas tenham uma oportunidade de serem reinseridas na sociedade assim que saiam do sistema prisional”, frisou a gerente.