Uma equipe técnica da Coordenação de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) participa, a partir desta terça-feira (22) até quinta-feira (24), em Fortaleza, da Capacitação de Microplanejamento, realizada pelo Ministério da Saúde, com mais quatro estados do Nordeste com o objetivo de desenvolver estratégias para melhorar as coberturas vacinais na Campanha de Multivacinação de 30 de setembro a 14 de outubro.
Após os trabalhos junto ao Ministério da Saúde, a equipe técnica da Sesapi vai capacitar todos os 224 municípios piauienses. As capacitações estão programadas para acontecer no período de 31 de agosto a 14 de setembro. Todos os municípios precisam capacitar suas equipes antes do início da campanha no estado.
“As capacitações já estão programadas e todos os 11 territórios de saúde irão receber nossos técnicos para trabalhar o microplanejamento para a Campanha de Multivacinação. Os 224 municípios precisam capacitar seus profissionais do período de 15 a 29 de setembro, então pedimos a todos os gestores que mandem suas equipes para as capacitações, pois ter os profissionais capacitados é um passo essencial para melhorar os resultados da campanha”, explica a coordenadora de imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.
Entre as estratégias trabalhadas estão capacitar os profissionais de saúde das Unidades Federadas, que atuem em áreas relacionadas com a imunização, a fim de que sejam facilitadores e multiplicadores em microplanejamento (MP) para as atividades de vacinação de alta qualidade (AVAQ) no âmbito da imunização; desenvolver ações de vacinação a partir da organização sistemática das atividades de imunização para a recuperação e manutenção das coberturas vacinais e ampliar o acesso da população à vacinação.
A superintendente de atenção primária à saúde e municípios da Sesapi, Leila Santos, destaca que a capacitação será essencial para que os estados melhorem os resultados da campanha de multivacinação.
“O programa Saúde em Dia tem como um de seus objetivos melhorar os índices de vacinação dentro do nosso estado e ter os profissionais de todos os nossos municípios treinados e alinhados para traçar ações de vacinação durante a campanha, portanto, será essencial para que o número de imunizações cresça”, destaca a superintendente.
Fonte: ascom/sesapi