noticias262 Seja bem vindo ao nosso site Tv Capital do Piauí!

Blog do Moreirão

Interpi inicia regularização fundiária de Território Coletivo de Quebradeiras de Coco Babaçu em São João do Arraial

Piauí segue inovando na regularização fundiária de comunidades tradicionais.

Publicada em 26/06/24 às 18:27h

Tv Capital do Piauí


Compartilhe
Compartilhar a noticia Interpi inicia regularização fundiária de Território Coletivo de Quebradeiras de Coco Babaçu em São João do Arraial  Compartilhar a noticia Interpi inicia regularização fundiária de Território Coletivo de Quebradeiras de Coco Babaçu em São João do Arraial  Compartilhar a noticia Interpi inicia regularização fundiária de Território Coletivo de Quebradeiras de Coco Babaçu em São João do Arraial

Link da Notícia:

Interpi inicia regularização fundiária de Território Coletivo de Quebradeiras de Coco Babaçu em São João do Arraial
 (Foto: Tv Capital do Piauí)
O Instituto de Terras do Piauí (Interpi) deu início ao processo de regularização fundiária do segundo território coletivo de quebradeiras de coco babaçu no estado.

 O Território Santa Rosa é composto pelas comunidades Santa Rosa, São José e Chapada dos Veados e está localizado no município de São João do Arraial.


 Este esforço destaca o compromisso do Piauí em proteger e reconhecer oficialmente comunidades tradicionais por meio da titulação coletiva de terras, uma prática pioneira no Brasil.

Desde o primeiro título emitido em 31 de março de 2021, para a comunidade de Quebradeiras de Coco Vila Esperança, uma área de 1.219,485 hectares que abrange partes dos municípios de Esperantina, Campo Largo do Piauí e São João do Arraial, o Piauí se tornou referência nacional.



As quebradeiras de coco babaçu, grupo composto por mais de 300 mil mulheres, dependem do extrativismo do babaçu nas regiões da Caatinga e do Cerrado, especialmente nos estados do Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí. Entretanto, é no Piauí que elas obtiveram um reconhecimento formal como comunidade tradicional, assegurado pela titulação coletiva.

O diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante, comentou que o início dos trabalhos de campo para a regularização fundiária no território Santa Rosa é importante para garantir a segurança territorial e a preservação das práticas culturais das quebradeiras de coco. 


"Estamos empenhados em produzir um relatório detalhado de delimitação e identificação territorial, além do georreferenciamento do território. Este processo não só legitima a propriedade das terras por essas comunidades, mas também reforça o valor da coletividade e a importância do que elas produzem para o seu sustento".

A iniciativa faz parte de um esforço mais amplo que o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), que busca expandir as inovações da Lei Nº 7.294/2019 para outros estados brasileiros. Esta legislação possibilita a titulação coletiva de terras para povos e comunidades tradicionais, protegendo suas tradições, cultura e o meio ambiente por meio da inalienabilidade das terras.

"A titulação coletiva é um avanço significativo para as quebradeiras de coco e assegura que as terras continuem sendo um espaço para a prática do extrativismo sustentável do babaçu, uma atividade fundamental para a sobrevivência e o modo de vida dessas mulheres", destacou Cavalcante.

No contexto dessa ação, a comunidade recebeu a visita da equipe do Interpi em missão com o Banco Mundial. Camille Bourguignon e Claire Galpin, funcionários do banco e especializados em regularização fundiária, estiveram presentes, reforçando o apoio e a cooperação internacional na proteção dos direitos das comunidades tradicionais.

Com esta nova etapa, o Piauí reafirma seu papel de vanguarda na regularização fundiária de comunidades tradicionais, promovendo a justiça social e a sustentabilidade. A expectativa é que o trabalho de campo gere um impacto positivo, promovendo a autonomia das quebradeiras de coco e fortalecendo sua capacidade de gestão de seus territórios.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (86) 98106 - 3790

Visitas: 82146
Usuários Online: 316
Copyright (c) 2024 - Tv Capital do Piauí - Sistema Capital do Piauí Web de Comunicação
Converse conosco pelo Whatsapp!